PROGRAMA ESTOU AQUI ADULTOS!®

Sorrisos sem idade ou condição

_programa | concepção

_programa | parceiros

Missão

A Polícia de Segurança Pública tem por missão defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, designadamente as condições de segurança que permitam o exercício dos seus direitos e liberdades.

No âmbito da sua missão e de acordo com a visão existente, a PSP identifica a necessidade de garantir a segurança de adultos que, pelas mais variadas razões, possam sofrer alguma desorientação na via pública.

As pulseiras ESTOU AQUI são dirigidas a pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública.

Adultos

Adultos

Longevidade do Programa

Dois anos. Ao final desse período os interessados devem fazer novo registo e levantar nova pulseira

O programa tem por objetivo garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública, e promover o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado.

O pedido pode ser feito pelo próprio utilizador, através da opção Pedido pelo(a) Próprio(a), ou por um terceiro através da opção Pedido Instituição/Cuidador.

As instituições que queiram aderir ao programa podem fazer um só registo para vários utilizadores. Para tal devem utilizar a opção Pedido Instituição/Cuidador e indicar que se trata de um pedido de instituição.

Qualquer alteração de dados terá de ser solicitada por escrito, para o endereço eletrónico estouaqui@psp.pt.

Pulseiras

A pulseira ESTOU AQUI ADULTOS é constituída por uma fita de tecido em cor mate e por uma chapa metálica com um código alfanumérico e a inscrição “Call/Ligue 112”, como se pode ver na imagem.

A pulseira é gratuita, pessoal e intransmissível.

Para adquirir uma pulseira deverá fazer o registo prévio e, em seguida, deslocar-se à esquadra escolhida para levantar e validar a mesma.

Como aderir?

Consulte no mapa, qual a Esquadra da PSP mais próxima da sua residência ou local de trabalho onde pode levantar a pulseira do Programa Estou Aqui Adultos.

GPS não

A pulseira não possui localizador GPS ou outro sistema de localização.

Hemergência médica não

Não é um dispositivo de emergência médica.

Pedir Pulseira

Pedido pelo(a) Próprio(a)

Pedido da pulseira pelo próprio utilizador.

Pedido Instituição/Cuidador

Pedido da(s) pulseira(s) por um terceiro, seja representante de uma instituição, seja cuidador.

Política de Privacidade

O tratamento da informação no Programa Estou Aqui Adultos garante plenamente os direitos dos cidadãos quanto à proteção dos respetivos dados pessoais.

Os pedidos formulados terão igual encaminhamento que qualquer outra solicitação da mesma natureza apresentada diretamente numa esquadra da PSP.

Ao tratamento de dados comunicados são aplicáveis as normais legais que regulam os sistemas das entidades identificadas. A PSP é a entidade responsável pelo tratamento de dados e a finalidade é a que resulta das atribuições e competências desta Força de Segurança, tendo em vista a prestação do programa Estou Aqui Adultos.

Os dados recolhidos são obrigatórios e/ou facultativos consoante indicação, num ou no outro sentido, no campo respetivo. O direito de acesso aos dados pode ser exercido, pelos próprios utilizadores, junto da PSP, nos termos legais.

A informação recolhida no âmbito do serviço Estou Aqui Adultos circula em condições de elevada segurança, garantida pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Os dados recolhidos destinam-se à correta identificação da pessoa que requer o serviço e do adulto inscrito, podendo ser pedida a confirmação da informação prestada através do email indicado, por telefone ou presencialmente, se existirem dúvidas nos dados submetidos ao Programa. Em caso de dados incorretos ou incompletos, da responsabilidade do requerente, o Programa Estou Aqui Adultos não será acionado, sendo, sempre que possível, avisado para os corrigir ou completar.